Paessler apresenta novas funcionalidades para o PRTG Network Monitor

Fonte: http://www.segs.com.br/informatica-e-ti/146897-paessler-apresenta-novas-funcionalidades-para-o-prtg-network-monitor.html

Sensores SNMP Trap e Syslog ampliam o monitoramento do PRTG e aumentam a velocidade de resposta a possíveis problemas

A Paessler AG, empresa alemã especialista em soluções de monitoramento de rede, anuncia novos tipos de sensores para seu software de monitoramento de rede, o PRTG Network Monitor. Os novos desenvolvimentos incluem os sensores SNMP Trap e Syslog. Outra novidade para o software é um sistema de tiquete integrado para criação de fluxos de trabalho em caso de problemas de rede.

O SNMP Trap recebe os protocolos SNMP, com os quais os dispositivos de rede podem comunicar incidentes no sistema, falhas ou interrupções. O PRTG, então, recebe, filtra e analisa essas notificações e, em seguida, define o sensor a um estatuto de acordo com o conteúdo das notificações. Já o Syslog recebe mensagens de vários dispositivos de rede. Com a ajuda desse sensor, vários serviços e componentes podem ser coletados em um banco de dados de alto desempenho e analisados de forma centralizada no servidor PRTG. Com base em vários parâmetros, tais como palavras-chaves ou níveis de urgência (‘gravidade’), o PRTG dispara alarmes necessários, de modo que o administrador possa checar o conteúdo na mensagem de forma seletiva.

Novos Recursos para a Lenovo, NetApp e IPFIX

Com os sensores adicionais que ampliam as opções de monitoramento, o PRTG agora consegue monitorar os serviços do Windows com SNMP, a partir de um disco físico ‘Sensor SNMP LenovoEMC’ e uma unidade lógica ‘Sensor SNMP NetApp’. Além disso, o PRTG também dispõe agora de sensores para monitorar IPFIX, o protocolo sucessor do NetFlow9. Este sensor mantém o controle sobre os parâmetros padrão nos pacotes de dados IPFIX. Caso o usuário necessite de uma solução mais precisa, a opção é o sensor ‘IPFIX Custom’, através do qual é possível visualizar os fluxos de dados em canais individuais.

Reação ainda mais rápida a problemas

A Paessler também tem integrado um sistema de tiquete dentro do PRTG, que substitui e amplia a função fazer. Através desse novo sistema, os administradores podem gerenciar vários incidentes que ocorrem durante o monitoramento e visualizar as informações do sistema. Além disso, os fluxos de trabalho podem ser definidos para os problemas de rede identificados pelo PRTG. Se ocorrer uma interrupção, o PRTG irá criar um ´tiquete de notificação’ e enviá-lo para um usuário ou para um grupo de usuários específico como, por exemplo, todos os administradores de sistemas PRTG. Se o software de monitoramento notifica que a interrupção ou irregularidade foi resolvida, o tiquete correspondente será encerrado automaticamente, sem a ajuda de um administrador.

Presença no Cisco Live

A Paessler AG apresentará suas soluções no Cisco Live, que acontece de 27 a 31 de janeiro, em Milão. Os técnicos da Paessler também irão apresentar duas novas soluções para o monitoramento da Cisco Unified Computing and Server (UCS) dispositivos: ‘SNMP Cisco UCS System Health Sensor’ – responsável por monitorar ventiladores e fontes de alimentação; ‘SNMP Cisco UCS Chassis Sensor – cuja função é recolher vários valores de status em relação ao chassi do servidor.

A equipe da Paessler estará disponível no stand E63 durante a Cisco Live para conversar com os visitantes e discutir os mais recentes desenvolvimentos para o software de monitoramento. Mais informações sobre o PRTG, bem como uma versão de teste gratuita, estão disponíveis em www.paessler.com/PRTG.

Adquira o PRTG da DANRESA Consultoria de Informática – http://www.danresa.com.br/Paginas/Servicos/Monitoracao-PRTG/Monitoracao-prtg.aspx

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>