Porque o monitoramento de servidores é tão importante

Fonte: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/2418/Monitoramento-de-Desempenho-de-Servidores.aspx

O monitoramento dos servidores é maneira como o administrador de redes tem para analisar e acompanhar o aumento de carga nos servidores e verificando então a ocupação/utilização dos elementos de hardware tais como: memória RAM, processador, rede e os sistemas de discos, (notem que aqui estou focando apenas alguns objetos mais críticos dos diversos objetos que podem ser monitorados), mas todos nós sabemos que pouquíssimos profissionais tem esse costume as vezes por não acharem tão importante ou as vezes por classificarem como uma obrigação não tão importante e acabam não dando a devida importância.

Através do monitoramento de desempenho, o administrador, pode fazer uma estimativa de quando será necessário o upgrade ou a troca de um desses elementos de hardware como por exemplo, o aumento da memória RAM ou então a adição de mais um HD. Em casos em que não são dadas as devidas atenções, o que acontece é que o servidor chega a um ponto tão critico que os serviços começam a ficar lentos, o desempenho dos servidores e serviços forcenecidos caem e ai já viu – usuários começam a reclamar e isso se torna uma grande dor de cabeça.

Nesse estágio o administrador já não sabe mais exatamente o que está acontecendo, simplesmente começa a suspeitar que pode ser uma coisa e outra, tudo isso na base do achismo e improviso e definitivamente essa não é a melhor maneira para se trabalhar e lidar com esses problemas.

O que devemos fazer é definirmos uma política bem estruturada dentro de uma rotina de monitoramento para que possamos então saber exatamente em que situação se encontra nosso ambiente de servidores, nesse caso trabalharemos com pró-atividade e isso será muito bem visto – e acreditem, essa palavrinha bonita chamada “pró-atividade” destaca e diferencia muito bem um profissional. Desta forma poderemos prever com antecedência a necessidade de um upgrade evitando a queda de desempenho dos serviços e também, acredito eu, como sendo o mais importante (aquilo que deixa qualquer um que trabalhe com TI – as reclamações dos usuários). É ou não é verdade?

Um detalhe importante é que através do monitoramento poderemos prever com antecedência a troca de um determinado servidor caso ele esteja chegando a um limite onde não será mais possível um upgrade seja ele de memória RAM ou HD, até porque nós sabemos que hardware de servidor você não encontra em qualquer esquina ou com qualquer fornecedor o que pode levar um certo tempo para que você receba os componentes, eis então mais um ponto de grande importância para prever acidentes.

A DANRESA Consultoria de Informática fornece serviços de monitoramento de servidores flexíveis, de acordo com as necessidades de cada cliente, atendendo à regras de negócios específicas, dando foco, na urgência e necessidade da operação e nos impactos que a infraestrutura de TI tem como impacto em toda a empresa.

Administramos todo o seu ambiente de servidores, switches, roteadores, e links de conectividade. Segue detalhamento dos serviços:

Suporte a Servidores:
Administração e Suporte a servidores com sistemas operacionais Windows, Linux, FreeBSD, OpenBSD e Unix.

Suporte a Hardware:
Manutenção de hardware das estações de trabalho incluindo reparos e substituição de peças e periféricos.

Basic Services:
Administração e Suporte a Serviços básicos de infra-estrutura de servidores, como DNS, DHCP, Wins, Servidores de Arquivos, Servidores de Impressão, Servidores de Horas.

Messaging:
Administração e Suporte aos servidores de e-mail como Microsoft Exchange, IBM Lotus Notes/Domino, Postfix, Q-Mail e Sendmail.

Web Services:
Administração e Suporte a Servidores WEB como IIS, Apache e Tom Cat.

Segurança:
Gerenciamento serviços de segurança, como Firewall, Proxy para navegação na internet incluindo filtros de conteúdo e regras de acesso, ferramentas de anti-spam, ferramenta IDS, antivírus, políticas de acesso, VPNs e logs de acesso ao ambiente.

Conectividade:
Oferecemos suporte e gerenciamento de todos os roteadores, switches e links de conectividade.

Monitoração:
Utilizamos ferramentas de altíssima qualidade para monitoração de todos os servidores, roteadores, switches e links de conectividade. Com este serviços é possível antecipar problemas como alta utilização de memória, CPU, discos, IO, sobrecarga de tráfego nos links de conectividade, falhas em switches com alarmes em nosso central de monitoração e disparo de alertas via e-mail, mensagens para celulares, e até mesmo abertura de chamado automáticos em ferramentas de help-desk.

Solicite um orçamento para a DANRESA Consultoria de Informática através do telefone 55 111 4452-6450 ou envie um e-mail para comercial@danresa.com.br

 

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