DEVExpress – Conectando ASPxGridView a uma fonte de dados ( datasource )

O controle ASPxGridView pode exibir dados de um banco de dados, um array ou coleção, assim como as propriedades públicas de elementos da coleção.

A forma como você se comunica com uma fonte de dados determina como seu aplicativo é executado de forma eficiente e como ele é dimensionado. Não existe uma estratégia de acesso de dados que é adequado para todas as situações.

Na verdade, cada abordagem tem suas próprias vantagens e desvantagens.
A forma mais comum de acesso a dados em páginas de Web Forms é para recuperá-lo a partir de um banco de dados através de um controle de fonte de dados. Para vincular ASPxGridView a uma fonte de dados, invocar as suas tarefas e selecione uma fonte de dados existente (se houver) da lista, ou criar um novo.

Após ASPxGridView tiver sido associada a uma fonte de dados, sugere-se que você desabilite a opção ASPxGridView.AutoGenerateColumns e criar colunas para todos os campos da fonte de dados ligada. Todas as colunas existentes são excluídos primeiro. Novas colunas serão criadas na mesma ordem em que aparecem campos acoplados na fonte de dados.

Finalmente, você deve definir a propriedade ASPxGridView.KeyFieldName ao nome do campo chave da fonte de dados.
O código de exemplo a seguir mostra como ASPxGridView pode ser conectado a uma fonte de dados no código.

Exemplo de código em C#

gridView.DataSource = AccessDataSource1;

gridView.KeyFieldName = “ID”;

gridView.DataBind();

Exemplo de código em VB.NET

gridView.DataSource = AccessDataSource1

gridView.KeyFieldName = “ID”

gridView.DataBind()

 

Sobre a DANRESA – Com mais de 14 anos de experiência no mercado de TI, a DANRESA é uma Consultoria de Informática com atuação em todo o território nacional, focada em duas linhas de serviços principais e complementares: Fábrica de SoftwareDesenvolvimento de Sistemas, Infraestrutura e Outsourcing de TI. A área de Desenvolvimento é voltada a Projetos de Negócios por meio de Sistemas Personalizados de TI de acordo com a especificidade de cada cliente, realizando levantamento dos processos, análise e programação através de sua fábrica de software ou com profissionais alocados no cliente. Já a área de Infraestrutura inclui serviços como Outsourcing de TI, Gerenciamento e Monitoramento de equipamentos de missão crítica como Servidores, Roteadores, Switches e Links de conectividade, Instalação e Manutenção de pontos de rede, voz e dados, Suporte Técnico por meio de Service Desk – em que os atendimentos são feitos por uma equipe especializada e certificada nas práticas do ITIL – entre outros. Com cerca de 400 colaboradores e 100 clientes, a DANRESA possui em sua carteira empresas como ANFAVEA, BASF (Suvinil), Ernst Young, Sem Parar, Schneider, CBC, Eurobras, Avape, Alves Feitosa Advogados, Instituto Airton Senna, Grupo Kaduna, CVC, WoodBrook, Salles Leite (Iguaçu Energia ), etc. Para mais informações, ligue: (11) 4452-6450