Inteligência Corportativa com SQL Server ( BI )

A Microsoft possui um conjunto de ferramentas que permitem a implementação de diversos tipos de cenários de BI diferentes sob medida e de acordo com às necessidades da empresa.

 

As ferramentas modernas de business Intelligence (BI) ajudam as organizações a gerenciar melhor seu desempenho por meio da automatização do planejamento, orçamento, relatório, monitoramento e análise. Com alta qualidade em implementação, treinamento e suporte, a maioria das soluções de BI dos principais fornecedores atualmente oferece às empresas oportunidades significativas de melhoria do desempenho. A Microsoft, a SAP, a IBM e a Oracle são consideradas as “Big 4” na área de BI, e este guia o ajudará a avaliar o pacote de produtos da Microsoft.

 

Ao comprar e implementar pacotes de BI, os gerentes normalmente procuram alcançar um ou mais dos objetivos abaixo:

 

- Maior lucratividade

- Maior participação no mercado

- Mais rapidez no ciclo das contas a receber

- Maior produtividade e prestação de contas pelos funcionários

- Maior controle sobre os custos

- Processos mais rápidos e fáceis de orçamento e relatório financeiro

- Maior conformidade com normas

- Ligação de estratégias a táticas e iniciativas operacionais

- Medida de desempenho com o uso de Indicadores Chave de Desempenho

 

Para entender como as tecnologias de BI da Microsoft evoluíram ao longo do tempo, veja o diagrama a seguir:

 

 

Com base na noção de que o Microsoft Excel é a ferramenta de relatório mais popular do mundo, poderíamos dizer que a primeira entrada da Microsoft na área de BI foi em 1985, quando lançou a primeira versão do Excel. Mais tarde, em 1989, em colaboração com dois parceiros, a Microsoft adicionou recursos de data warehousing com o lançamento do Microsoft SQL Server 1.0. Em 1999, com o lançamento do SQL Server 7.0, a Microsoft incluiu um mecanismo OLAP conhecido agora como SQL Server Analysis Services e a ferramenta de integração de dados, Data Transformation Services (“DTS” e conhecido mais tarde como SQL Server Integration Services ou “SSIS”). Em 2000, a primeira versão do avançado mecanismo de consulta e clustering que agora é conhecido como SQL Server Data Mining foi incluída no lançamento do SQL Server 2000.

 

Em 2001 foi lançado o produto de portal da Web, o SharePoint Portal Server. Além de ter muitas outras funções, o SharePoint se tornou um portal para que os usuários finais acessem várias ferramentas de BI como os painéis e scorecards do PerformancePoint Server. Em 2004, a Microsoft lançou a ferramenta de relatório SQL Server Reporting Services e a incluiu como um complemento do SQL Server 2000. Em 2005, a Microsoft lançou o Business Scorecard Manager, e junto com a aquisição de 2006 da ferramenta de análise, ProClarity, bem como o desenvolvimento de uma ferramenta de planejamento baseada no Excel, a Microsoft integrou esses três produtos e em 2007 os lançou como um único pacote de BI chamado Microsoft Office PerformancePoint Server. Foi aí que a Microsoft se destacou como o fornecedor que podia oferecer uma solução de BI completa,

que cobria todas as necessidades de gerenciamento de desempenho de uma organização. Nos próximos parágrafos, vamos discutir brevemente cada componente da pilha de BI da Microsoft.

Resumo dos Principais Componentes de Business Intelligence da Microsoft

 

 

Microsoft SQL Server – É a base de uma implantação de BI da Microsoft. Usando o SQL Server Integration Services (SSIS), você estabelece a integração às suas fontes de dados (ERP, folha de pagamento, CRM, ponto de venda etc.) e faz o agendamento de atualizações automáticas no banco de dados do SQL Server. Ele se torna seu data warehouse, sobre o qual você construirá o restante da solução de BI.

 

Microsoft SQL Server Analysis Services (SSAS) – Assim como o SSIS, o SQL Server Analysis

Services vem incluído no SQL Server sem nenhum custo adicional. Essa é a ferramenta de OLAP (Online Analytical Processing – Processamento Analítico Online) que permite ao usuário decompor, investigar, fazer uma busca detalhada e analisar os dados de negócios com rapidez e facilidade. Os cubos OLAP são construídos sobre o data warehouse do SQL Server.

 

Microsoft SQL Server Data Mining – Essa ferramenta também vem com o SQL Server. Ela consiste em um complemento do Excel como a interface de usuário e um conjunto potente de algoritmos personalizáveis que facilita a mineração de seus dados em clusters, padrões e tendências que ferramentas de análise comuns não perceberiam. É aí que os usuários encontram respostas para perguntas como: Quais produtos vendem melhor juntos (“basket analysis” – análise de cesta de compras)? Ou quais alunos provavelmente precisarão de ajuda para passar em determinadas aulas?

 

Microsoft SQL Server Reporting Services (SSRS) – Mais uma ferramenta incluída no SQL Server. O SSRS é uma ferramenta de relatório completa que oferece relatórios formatados com alguns dos melhores gráficos e medidores do mercado. Os relatórios podem ser implantados como um serviço de tempo de execução no portal de usuários do SharePoint, ou podem ser agendados e automaticamente distribuídos a qualquer número de usuários. Os relatórios vêm em diferentes formatos, mas a exportação no Excel é um dos mais populares.

 

Microsoft Office SharePoint Server (MOSS) – Esse portal da Web totalmente personalizável se tornou um dos produtos de maior sucesso na história da Microsoft, devido à corrida das organizações para encontrar um portal central onde possam compartilhar documentos e

implantar seus painéis, scorecards e relatórios de modo que o acesso dos usuários seja fácil e seguro.

Usando o SharePoint como um único ponto de entrada, centenas e, em alguns casos, milhares de usuários podem se mover facilmente entre módulos de orçamento, painéis, scorecards, consultas de mineração de dados, módulos de relatório e análise sem perceber que estão acessando módulos diferentes e sem ter que fazer login e logout em diversas aplicações.

 

Microsoft Office PerformancePoint Server (PPS) – Esse é o pacote básico de gerenciamento de desempenho da Microsoft. Ele consiste em três módulos básicos que, juntos, satisfazem a necessidade da maioria das organizações no que diz respeito a ferramentas de BI para usuário final. O módulo principal é chamado de Monitoramento e é completamente integrado ao portal do SharePoint. Ele oferece painéis personalizáveis e interativos com scorecards e gráficos. O segundo módulo é o de Análise e consiste essencialmente na ferramenta de análise e relatório ad hoc ProClarity que a Microsoft adquiriu em 2006.

Ele também pode se integrar ao SharePoint para fornecer funcionalidades de análise avançadas como “heat maps” (gráficos cujos valores são representados por cores) e árvores de decisão. Finalmente, o terceiro módulo do PerformancePoint Server é chamado de Planejamento e oferece um complemento do Excel para orçamento, previsão e consolidações.

Complementos

Você deve achar que não há necessidade de usar ferramentas de terceiros para complementar a pilha abrangente de BI da Microsoft descrita acima. Pense nisso: a Microsoft tem mais de 100.000 parceiros em todo o mundo que estão constantemente buscando formas de agregar valor aos produtos da Microsoft. Isso resultou em uma variedade de soluções diferentes que podem ser vinculadas à pilha de BI da Microsoft. Muitas são exclusivas de indústrias específicas e outras simplesmente adicionam soluções que automatizam ou dinamizam processos específicos. Nós listamos vários complementos de terceiros no Apêndice 6, mas você também pode pesquisar na Internet se estiver procurando algo específico que nós não cobrimos neste guia.

 

 

Microsoft SQL Server 2008

 

A Base da oferta de Business Intelligence (BI) da Microsoft, o Microsoft SQL Server 2008 é uma plataforma de data warehouse e BI completa, “enterprise-ready”, altamente segura e escalonável. Ele oferece os recursos e a funcionalidade de que você precisa para colocar informações essenciais e oportunas nas mãos dos funcionários em toda a organização.

 

O SQL Server 2008 poderá ajudá-los a revelar os dados em suas aplicações, ter uma visão mais clara dos negócios e fornecer informações relevantes às partes envolvidas para obter vantagens competitivas.

 

Esta ferramenta oferece a habilidade de:

 

  • Acessar e integrar dados de múltiplas fontes e bancos de dados rapidamente — com o SQL Server 2008 Integration Services.
  • Enriquecer dados e construir uma analítica de negócios complexa — com o SQL Server 2008 Analysis Services.
  • Escrever, gerenciar e entregar relatórios ricos — com o SQL Server 2008 Reporting Services.

O Microsoft SQL Server 2008 oferece uma plataforma de Business Intelligence escalonável e otimizada para a integração, os relatórios e a análise dos dados, ajudando a organização a proporcionar inteligência aos usuários onde for necessário.

 

A plataforma de data warehouse de escala corporativa do SQL Server 2008 permite implementar e gerenciar com eficiência o armazenamento unificado de todos os dados da empresa.

 

Melhora o desempenho do data warehouse

 

  • Integra grandes volumes de dados em seu data warehouse com mais rapidez usando o SQL Server 2008 Integration Services, e consolide dados em tempo real capturando as alterações
  • Aumenta a capacidade de gerenciamento e o desempenho de tabelas grandes usando o particionamento, que permite gerenciar os volumes crescentes de dados e usuários do data warehouse do SQL Server 2008 com mais eficiência
  • Consolida todos os dados para otimizar os relatórios e as análises
  • Trabalha com todos os dados e interage da melhor forma de suporte a dados relacionais e não relacionais, incluindo novos tipos de dado, como FILESTREAM e Espaciais
  • Incorpora dados de múltiplas fontes diretamente em um único relatório
  • Usa a exibição da fonte de dados para integrar dados de toda a empresa e cria um Unified Dimension Model (Modelo Dimensional Unificado) que consolida dados de armazenamentos heterogêneos, como o SQL Server, o Oracle, o DB2, o SAP e o Teradata. Assim é possível ter uma visão holística de seus negócios e ajudará os usuários finais a ter mais discernimento e percepção em toda a empresa

 

Alcança todos os usuários com uma plataforma abrangente

Usa assistentes intuitivos e ferramentas inovadoras para construir soluções de integração, relatório e análise em um único ambiente.

Aumenta a produtividade dos desenvolvedores e projeta soluções de BI abrangentes usando conjuntos de recursos avançados. Escala da análise baseada em relatório para a análise multidimensional e a de previsão e acelere a capitalização com os novos recursos de relatório e análise.

Aumenta a produtividade do desenvolvedor

 

  • Usa o ambiente de desenvolvimento visual avançado do Business Intelligence no SQL Server Development Studio, que possui suporte para todo o ciclo de vida de desenvolvimento, teste e implantação de soluções robustas, seguras e escalonáveis
  • Implementa aplicações de análise baseadas em práticas recomendadas, através de notificações automáticas sobre possíveis problemas no design de todo o processo de desenvolvimento do Analysis Services
  • Otimiza o desempenho do OLAP com o novo Designer de Agregação
  • Reduz a sobrecarga de gerenciamento
  • Concentra-se nas tarefas de alto valor e gaste menos tempo em operações de manutenção e ajuste, usando a ferramenta de gerenciamento unificado para integrar a experiência de gerenciamento de todas as tecnologias do SQL Server e, assim, aumentar a produtividade, a flexibilidade e a capacidade de gerenciamento
  • Permite usufruir do poder do alto desempenho
  • Constrói soluções de relatório com alta capacidade de reação, processamento sob demanda e renderização baseada em instância, usando o SQL Server 2008 Reporting Services para levar seus relatórios corporativos a novos níveis de desempenho e escalabilidade
  • Amplia as análises com os recursos analíticos abrangentes do SQL Server 2008 Analysis Services
  • Usa ferramentas intuitivas de design de cubo e os designers de dimensão aperfeiçoados para dinamizar o desenvolvimento de sua infraestrutura de análise e construir soluções robustas de alto desempenho
  • Permite Aproveitar as vantagens da computação de subespaço para melhorar significativamente o desempenho dos cubos de análise e permitir que os usuários aumentem a profundidade das hierarquias e a complexidade das computações
  • Permite Implementar cenários “what if” (testes de hipóteses) de alto desempenho com suporte a write-back em MOLAP, que oferece um desempenho significativamente melhor que as soluções de write-back tradicionais baseadas em ROLAP

 

Proporciona ideias práticas a todos os usuários

 

Oferece uma experiência avançada a todos os usuários através de uma arquitetura extensível, aberta, incorporável e otimizada para interoperabilidade com o Microsoft Office.

Capacita os usuários finais

 

  • Capacita      os usuários da empresa a construir relatórios ad-hoc e criar relatórios      com qualquer estrutura usando a ferramenta de criação Report Builder 2.0
  • Aumenta      a flexibilidade dos relatórios combinando linhas fixas e dinâmicas com o      novo modelo de design de relatórios Tablix, que possibilita cenários de      apresentação de dados que antes eram difíceis ou impossíveis de construir
  • Incorpora      uma formatação rica aos relatórios para aumentar a usabilidade
  • Amplia      o discernimento nos negócios através de ferramentas familiares. Economize      tempo e dinheiro potencializando a estreita integração entre a plataforma      de BI do SQL Server 2008 e o 2007 Microsoft Office System. Renderize os      relatórios diretamente para o Microsoft Office Excel e o Microsoft Office      Word
  • Torna a      análise de previsão acessível a um público mais amplo, capacitando os      usuários finais a utilizar os algoritmos de Data Mining altamente      sofisticados do Analysis Services, dentro do ambiente familiar do Excel,      com a ajuda dos Suplementos de Data Mining
  • Estende      o alcance dos relatórios
  • Publica      e gerencia relatórios centralmente na Web com o Microsoft Office      SharePoint Server 2007 e construa painéis específicos para cada usuário,      criando exibições personalizáveis dos relatórios relevantes

 

Proporciona discernimento e percepção de negócios para que as decisões sejam mais rápidas, melhores e mais relevantes

 

Como parte da Solução de BI Microsoft, o SQL Server 2008 oferece uma Plataforma de Business Intelligence abrangente que inclui os melhores recursos de integração de dados do mercado no SQL Server Integration Services; recursos de relatório no SQL Server Reporting Services e recursos OLAP Multidimensional no SQL Server Analysis Services.

Sobre a DANRESA – Com mais de 14 anos de experiência no mercado de TI, a DANRESA é uma Consultoria de Informática com atuação em todo o território nacional, focada em duas linhas de serviços principais e complementares: Fábrica de SoftwareDesenvolvimento de Sistemas, Infraestrutura e Outsourcing de TI. A área de Desenvolvimento é voltada a Projetos de Negócios por meio de Sistemas Personalizados de TI de acordo com a especificidade de cada cliente, realizando levantamento dos processos, análise e programação através de sua fábrica de software ou com profissionais alocados no cliente. Já a área de Infraestrutura inclui serviços como Outsourcing de TI, Gerenciamento e Monitoramento de equipamentos de missão crítica como Servidores, Roteadores, Switches e Links de conectividade, Instalação e Manutenção de pontos de rede, voz e dados, Suporte Técnico por meio de Service Desk – em que os atendimentos são feitos por uma equipe especializada e certificada nas práticas do ITIL – entre outros. Com cerca de 400 colaboradores e 100 clientes, a DANRESA possui em sua carteira empresas como ANFAVEA, BASF (Suvinil), Ernst Young, Sem Parar, Schneider, CBC, Eurobras, Avape, Alves Feitosa Advogados, Instituto Airton Senna, Grupo Kaduna, CVC, WoodBrook, Salles Leite (Iguaçu Energia ), etc. Para mais informações, ligue: (11) 4452-6450