MSF for CMMI – Metodologias, ferramentas e procedimentos

A Metodologia MSF for CMMI® aplicada em conjunto com a suíte Visual Studio Team System incorpora e estende todas as características de um processo de desenvolvimento ágil, robusto, interativo e incremental.

MSF for CMMI®

O MSF for CMMI® Process Improvement procura estabelecer um equilíbrio entre os benefícios de um processo formal de desenvolvimento e manutenção de soluções, seguindo as diretrizes do CMMI e das técnicas ágeis focadas no fluxo de valor para os clientes, historicamente objetivo do próprio MSF. Desta forma, o MSF for CMMI® Process Improvement procura atacar as duas questões centrais que levam ao melhor desempenho de uma organização: entendimento e redução da variação, fortemente influenciado pelos estudos de Edward Deming, e melhoria contínua do desempenho (fluxo de valor), fortemente influenciado pelas técnicas da manufatura enxuta (lean manufacturing). O resultado esperado é um processo flexível e leve para uma engenharia de software altamente produtiva.

Para que se entenda mais a fundo o MSF for CMMI® Process Improvement, segue abaixo os seus principais princípios:

  • Parceria com o cliente, fluxo de valor e visão compartilhada – todos precisam estar alinhados e comprometidos (visão compartilhada) com as necessidades, requisitos e com as etapas e atividades que geram valor para o cliente.
  • Comunicação – propiciar um ambiente de comunicação aberta, compartilhamento de informações e aprendizado dentro das equipes facilitando a eliminação de causas de problemas e defeitos.
  • Qualidade é responsabilidade de todos, todos os dias – isto significa orgulho do trabalho realizado, fazer certo da primeira vez e melhorar continuamente. Todos devem entender, medir, interpretar e reduzir (melhorar) a variação nos processos de trabalho, com também propor e contribuir com sugestões de melhoria em produtividade, prazo, etc.
  • Ser ágil e adaptar-se às mudanças – mudanças são parte integrante de qualquer negócio, assim como agilidade é um requisito imprescindível para sobrevivência. Devemos entender que a gestão constante das mudanças e a agilidade fazem parte de nosso processo.
  • Entregas frequentes – importante na gestão dos riscos, aprendizado, confiança e satisfação da equipe, clientes e demais envolvidos.
  • Trabalho em equipe – promover equipes com ambientes de comunicação aberta, aprendizado contínuo e respeito mútuo, onde melhoria, inovação e eliminação de causas de problemas sejam atividades naturais.
  • Ser específico e resolver os problemas logo – ser específico sobre requisitos (ex: usando técnicas de cenários), incluindo requisitos da qualidade e resolver os problemas tão logo eles apareçam, visando evitar a adição de riscos desnecessários ao projeto.

Visual Studio Team System

O Visual Studio Team System é o coração da estratégia da Microsoft para controle total do ciclo de vida de aplicações. O VSTS trabalha de forma integrada e de fato operacionaliza os processos descritos no MSF for CMMI, cobrindo todas as fases do ciclo de desenvolvimento de uma aplicação (desenho, arquitetura, codificação, integração, testes, etc). Por integrar as diversas disciplinas de software em um mesmo repositório o VSTS proporciona um ótimo ambiente de colaboração, permitindo a gestão efetiva das equipes e a geração de indicadores e informação para a gestão dos projetos e respectivos portfólios.