O Firewall do Windows bloqueia alguns programas depois de instalar o Windows XP SP3

O Firewall do Windows bloqueia alguns programas depois de instalar o Windows XP SP3

Após instalar o Windows XP Service Pack 3 (SP3), alguns programas podem não funcionar. Por padrão, o Firewall do Windows é habilitado e bloqueia conexões não solicitadas ao seu computador. Este artigo discute como criar uma exceção e habilitar programas para serem executados adicionando-os à lista de exceções. Esse procedimento permite que o programa funcione como funcionava antes do service pack ser instalado.

Para ajudar a fornecer segurança para seu computador baseado no Windows XP SP3, o Firewall do Windows bloqueia conexões não solicitadas ao seu computador. Às vezes, talvez você deseje fazer uma exceção e permitir que alguém se conecte ao seu computador. Por exemplo, as seguintes situações descrevem ocasiões em que você talvez deseje que alguém possa se conectar ao seu computador.

  • Você está jogando um jogo com vários jogadores pela Internet.
  • Você espera receber um arquivo que é enviado através de um programa de mensagens instantâneas.

Após instalar o Windows XP SP3, os programas clientes podem não receber com êxito os dados de um servidor. A seguir estão alguns exemplos:

  • Um cliente de FTP
  • Software de streaming de Multimídia
  • Notificações de novas mensagens em alguns programas de e-mail

Em alternativa, os aplicativos de servidor funcionando em um computador baseado no Windows XP SP3 podem não responder às solicitações do cliente. A seguir estão alguns exemplos:

  • Um servidor Web, como o Serviços de Informações da Internet (IIS)
  • Área de Trabalho
  • Compartilhamento de arquivos

Alertas de Segurança do Windows

Algumas vezes, quando o Firewall do Windows bloqueia um programa, uma caixa de diálogo Alerta de Segurança do Windowspode ser exibida.

Solução

Habilitar programas usando a caixa de diálogo “Alerta de segurança do Windows”
Para funcionar corretamente, alguns programas e jogos precisam receber informações pela rede. As informações têm acesso ao seu computador por uma porta de entrada. Para o Firewall do Windows permitir que esta informação entre, a porta de entrada correta deve estar aberta no seu computador. Se você reconhece o nome do programa, e deseja permitir que o programa funcione normalmente, clique em Desbloquear na caixa de diálogo Alerta de Segurança do Windows.

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Seção de usuários avançados

Esta seção destina-se aos usuários avançados. Caso não se sinta confortável com a solução de problemas avançada, você pode solicitar a ajuda de alguém ou entrar em contato com o suporte. Para obter informações sobre como fazer isso, visite o seguinte site da Microsoft:

Para permitir que um programa se comunique como se comunicava antes do Windows XP SP3 ser instalado e para habilitar programas que deseja executar, use um dos seguintes métodos.

Usuários avançados método 1: Habilitar programas usando o Firewall do Windows
Se você não clicar em Desbloquear na caixa de diálogo Alerta de segurança do Windows, o programa continua a ser bloqueado. Para habilitar um programa usando o Firewall do Windows, execute as etapas a seguir:

  1. Clique em Iniciar e em Executar.

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  2. Digite wscui.cpl e clique em OK.

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  3. Clique em Firewall do Windows.
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  4. Na caixa de diálogo Firewall do Windows, clique na guia Exceções e depois em Adicionar programa.

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  5. Na caixa de diálogo Adicionar um programa, selecione um programa da lista que é exibida ou clique em Procurar para localizar o programa.

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    Caso não consiga localizar seu programa, consulte a próxima seção, Identificando e abrindo portas.

  6. Após selecionar seu programa, clique em OK.
  7. Na guia Exceções, certifique-se de que a caixa próxima ao seu programa está marcada e clique em OK.

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    Observação Se posteriormente você não desejar que o programa seja uma exceção, desmarque esta caixa.

Adicionar um programa à lista de exceções tem as seguintes vantagens:

  • Não é necessário saber um número de porta específico. (Por outro lado, quando deseja abrir uma porta, você precisa saber o número da porta que é utilizada pelo programa. Isto é explicado posteriormente.)
  • A porta que é utilizada pelo programa que se encontra na lista de exceções será aberta somente quando o programa estiver esperando receber uma conexão.
Usuários avançados método 2: Identificando e abrindo portas
Se o seu programa ainda não funciona após ter adicionado o programa na lista de exceções ou se você não consegue localizar o programa na etapa 5 da seção anterior, é possível abrir uma porta manualmente.

Importante Antes de poder adicionar uma ou mais portas manualmente, é necessário identificar as portas utilizadas pelo programa. Um método confiável para identificar as portas que são utilizadas pelo programa é contatar o fornecedor. Caso isso não seja possível, ou caso uma lista de portas que são utilizadas pelo programa não esteja disponível, é possível utilizar o Netstat.exe para identificar as portas que são usadas pelo programa.

Identificar portas utilizando o Netstat.exe
  1. Inicie o programa em questão e tente usar seus recursos de rede. Para um programa de multimídia, tente iniciar um fluxo de áudio. Para um servidor da Web, inicie o serviço.
  2. Clique em Iniciar e em Executar.

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  3. Na caixa Abrir, digite cmd e clique em OK.

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  4. Digite o seguinte em um prompt de comando. Pressione ENTER após cada linha:
    netstat –ano > netstat.txt
    tasklist > tasklist.txt
    notepad tasklist.txt
    notepad netstat.txt

    Observação Caso o programa em questão esteja sendo executado como um serviço, adicione a opção /svc à lista de serviços que são carregados em cada processo:

    tasklist /svc > tasklist.txt

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  5. No arquivo Tasklist.txt, encontre o programa para o qual você está procurando a solução do problema. Anote o identificador do processo (PID) para o processo.
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  6. No arquivo Netstat.txt, observe qualquer entrada que esteja associada com o identificador do processo. Anote o protocolo que está sendo usado (TCP ou UDP).
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Importante Caso o programa use mais de uma porta, repita este procedimento para identificar as portas adicionais que são usadas pelo programa. Se você repetir o procedimento e o número da porta que o programa usa continua a ser alterada, adicione uma exceção baseada em programa ou entre em contato com o fornecedor do programa.

Abrir portas manualmente usando o Firewall do Windows
Se não é possível identificar as portas usadas pelo programa, você pode abrir uma porta manualmente. Para identificar um número específico de porta para abrir, entre em contato com o fornecedor do produto ou consulte a documentação do usuário do produto. Após identificar o número da porta que você deseja abrir, execute essas etapas:

  1. Clique em Iniciar e em Executar.

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  2. Digite wscui.cpl e clique em OK.

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  3. Clique em Firewall do Windows.
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  4. Na guia Exceções, clique em Adicionar porta.

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  5. Na caixa de diálogo Adicionar uma porta, digite o nome que você deseja usar para a exceção de porta na caixa Nome, digite o número da porta que você deseja abrir na caixa Número da porta e clique em TCP ou UDP.

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  6. Para visualizar ou definir o escopo da exceção de porta, clique em Alterar escopo.
  7. Selecione as opções de escopo que deseja usar para esta exceção e clique em OK.

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  8. Na guia Exceções, verifique se o novo serviço está listado. Para habilitar a porta, marque a caixa de seleção próxima ao serviço e clique em OK.

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Para obter mais informações sobre como configurar o Firewall do Windows, clique no número abaixo para ler o artigo na Base de Dados de Conhecimento Microsoft :

875357 Resolver problemas relacionados com as configurações do Firewall do Windows no Windows XP Service Pack 2
Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/kb/842242/pt-br