O MSF for CMMI Process Improvement

O MSF for CMMI Process Improvement possui várias visões (views), no entanto a principal é a visão por caminhos (tracks). Um caminho pode ser constituído de várias iterações e ainda é decomposto em linhas de trabalho (workstreams) que por sua vez agregam atividades (activities) e são geralmente executados por um papel específico conforme demonstram as imagens abaixo.

 

Envision

Principais deliverables da fase:

  • Documento de Visão do Projeto
  • Documento de Modelo de Equipe

Plan

Principais deliverables da fase:

  • Diagrama da Aplicação
  • Diagrama do Sistema
  • Diagrama de Deployment
  • Diagrama Lógico do Datacenter
  • Modelo de Navegação da Interface do Usuário

Ferramentas e accelerators a ser usados na fase:

  • Visual Studio for Architect

Diagrama da Aplicação

 

Diagrama do Sistema

 

 

Diagrama Lógico do Datacenter

 

Build

Principais deliverables da fase:

  • Testes Unitários
  • Códigos (Classes, Scripts SQL)
  • Diagrama de Classe

Ferramentas e accelerators a ser usados na fase:

  • Visual Studio for Developer
  • Analisador dinâmico de código
  • Analisador estático de código
  • Testes Unitários
  • Diagrama de Classe

 

Stabilize

Principais deliverables da fase:

  • Casos de Teste
  • Testes Funcionais e Integrados
  • Testes Manuais
  • Testes de Stress

Ferramentas e accelerators a ser usados na fase:

  • Visual Studio for Testers
  • Gerenciador de Casos de Testes
  • Ferramenta para geração, execução e acompanhamento de testes:
  • Web
  • Manuais
  • Stress

 

Deploy

Principais deliverables da fase:

  • Release do Sistema
  • Documento de Plano de Deployment
  • Documento de Plano de Release

Governance

A Governança não é necessariamente uma fase da metodologia, mas está explicita no modelo devido a sua grande importância para o sucesso do projeto. A Governança está presente em todas as fases do projeto com intuito principal de validar e garantir que todos os objetivos, premissas e políticas sejam alcançados e cumpridos:

  • Padrões de Codificação
  • Identificação de Melhorias no Processo
  • Relatórios de Auditoria
  • Planos de Ação
  • Lições Aprendidas

Ferramentas e accelerators a ser usados na fase:

  • Visual Studio Team Foundation Server
  • Visões disponíveis no Portal do Projeto
  • Work Items por Iteração
  • Work Items relacionados
  • Trabalho não planejado (Mudanças de Escopo ou atividade não prevista)

Operation Management

O Gerenciamento Operacional também está presente em todas as fases do projeto com o objetivo de acompanhar e garantir que a operação ocorra de acordo com o planejado.

  • Gerenciamento de Issues

Análise
Revisão de Logs
Monitoramento e tomadas de ações corretivas

  • Gerenciamento de Mudanças

Criação
Análise
Priorização
Revisão
Acompanhamento

  • Gerenciamento de Riscos

Identificação

Análise

Seleção para Mitigação

Priorização para Mitigação

Criação do Plano de Mitigação

Implementação do Plano de Mitigação

Monitoramento dos Riscos

Implementa Plano de Contingência

Ferramentas e accelerators a ser usados na fase:

  • Visual Studio Team Foundation Server

Visões disponíveis no Portal do Projeto

Trabalho restante

Indicadores de Qualidade

Velocidade

Qualidade atual x velocidade

Issues e Work Items bloqueados

 

MSF for CMMI Process Improvement
Sobre a DANRESA – Com mais de 14 anos de experiência no mercado de TI, a DANRESA é uma Consultoria de Informática com atuação em todo o território nacional, focada em duas linhas de serviços principais e complementares: Fábrica de SoftwareDesenvolvimento de Sistemas, Infraestrutura e Outsourcing de TI. A área de Desenvolvimento é voltada a Projetos de Negócios por meio de Sistemas Personalizados de TI de acordo com a especificidade de cada cliente, realizando levantamento dos processos, análise e programação através de sua fábrica de software ou com profissionais alocados no cliente. Já a área de Infraestrutura inclui serviços como Outsourcing de TI, Gerenciamento e Monitoramento de equipamentos de missão crítica como Servidores, Roteadores, Switches e Links de conectividade, Instalação e Manutenção de pontos de rede, voz e dados, Suporte Técnico por meio de Service Desk – em que os atendimentos são feitos por uma equipe especializada e certificada nas práticas do ITIL – entre outros. Com cerca de 400 colaboradores e 100 clientes, a DANRESA possui em sua carteira empresas como ANFAVEA, BASF (Suvinil), Ernst Young, Sem Parar, Schneider, CBC, Eurobras, Avape, Alves Feitosa Advogados, Instituto Airton Senna, Grupo Kaduna, CVC, WoodBrook, Salles Leite (Iguaçu Energia ), etc. Para mais informações, ligue: (11) 4452-6450