Formalize o início e o encerramento do projeto

Formalize o início e o encerramento do projeto. Uma boa prática em projetos de TI é formalizar o início e o encerramento do projeto junto ao cliente ou área de negócio para que fique claro para todos os envolvidos. 

O patrocinador deve formalizar a todos os envolvidos que o projeto está iniciado e o cronômetro está correndo. Muita gente não gosta de se preocupar com isso, mas imagine que haja resistência de setores da empresa que se opõem ao projeto. Sem um documento que atesta que o projeto começou, o gerente pode não conseguir apoio algum. Além disso, este documento funciona como um “cumpra-se” de uma autoridade da empresa: não cabe discutir a ordem, o projeto começou e todos os “arrolados” devem participar.

Outro momento importante é o do encerramento do projeto. É preciso formalizar o final para que fique claro para todos os envolvidos, especialmente para o cliente, que o projeto está concluído e que novas necessidades serão atendidas em um novo projeto. Qualquer extensão ou alteração deverá ser orçada e todo o ciclo se inicia novamente. Com relação à manutenção do sistema entregue, não se pode considerá-lo um projeto na medida em que, a princípio, trata-se de um processo contínuo. O que pode ocorrer é definir-se projetos ao longo da vida útil do sistema com o objetivo de melhorá-lo.

Ao final faz-se também uma reunião de avaliação dos erros e acertos da equipe. Chamadas de reuniões “post-mortem”, elas servem para se gerar uma lista de “melhores práticas” contribuindo para a formação de uma base de conhecimento que poderá ser muito útil em projetos futuros. Tira-se grandes lições quanto às “piores práticas”, atitudes e decisões que se mostraram ruins e que devem ser evitadas em projetos futuros.

 

Compre produtos Fortinet pelo telefone: (11) 4452-6450 ou e-mail: comercial@danresa.com.br

Contato

A DANRESA Consultoria de Informática é Fortinet Gold Partner no Brasil e está certificada a ajudá-lo a tomar as melhores decisões para proteger a infraestrutura de TI de sua empresa com os melhores custos e benefícios do mercado.

Entre em contato com um de nossos consultores.

Atendimento para todo o Brasil: (11) 4452-6450

Solicite orçamento:
comercial@danresa.com.br

DANRESA Consultoria de Informática
“Transformando conhecimento e tecnologia em soluções de negócios.”

Consultoria de Informática há 15 anos no mercado de TI prestando consultoria de informática diferenciada focada nos negócios e particularidades de grande empresas como BASF, Suvinil, Pedágio SEM PARAR, Focus, Queiroz Galvão, Grupo Petrópolis,  dentre outras.

Especializada em Produtos e Serviços de Segurança de Infraestrutura de TI, contando com profissionais certificados pela Fortinet, capacitados nas áreas de conhecimentos necessárias para definir arquiteturas otimizadas de projetos de segurança, implantação, suporte pós-implantação e suporte mensal a toda a infraestrutura de sua empresa.

A DANRESA Consultoria de informática presta serviços de Outsourcing de Infraestrutura de TI, Service Desk, Desenvolvimento de Sistemas, Fábrica de Softwares, com capacidade para atender grande demandas de seus clientes.

Hoje são mais de 100 clientes atendidos pela DANRESA, que, com qualidade e eficiência de seu trabalho, desenvolve soluções completas, com serviços e produtos para importantes organizações empresariais de todo o Brasil.

O foco da DANRESA é transformar o conhecimento e a tecnologia da informação em soluções de negócios rentáveis e sustentáveis, o que permite aos clientes alcançar uma infraestrutura dinâmica e eficiente, colocando-os à frente de seus concorrentes.

Conheça mais sobre a DANRESA, seus serviços, qualificações, destaques na mídia e outros, através do site oficial: www.danresa.com.br.

Atendimento para todo o Brasil:
(11) 4452-6450

Linha de Produtos Fortinet:

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

 

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.