Monitore os riscos e seja proativo

É importante monitorar e mitigar os riscos que podem impedir o bom desenvolvimento do projeto.

Desenvolva uma lista de fatores de risco e um plano para lidar com eles.

Mas lembre-se de que são duas coisas diferentes: a monitoração do risco e controle do risco.

A monitoração dos riscos envolve acompanhar o status de cada risco e as opções de ações definidas para enfrentá-los, caso eles venham a se tornar problemas reais.

A monitoração também se preocupa em avaliar a probabilidade de ocorrência de um risco, qual o seu impacto no andamento do projeto e como contorná-lo.

Por exemplo, numa determinada tarefa crítica a contratação de dois profissionais pode parecer um exagero mas o gerente do projeto sabe que se algo acontecer nesta área do projeto o impacto será grande no restante. Os profissionais passam a ser um backup do outro dentro da linha de que “quem tem um, não tem nenhum”.

Voltando ao nosso projeto de exemplo, atente-se para um recurso que o MS Project tem e que deve ser usado para se identificar riscos. Veja a tela do diagrama de Gantt que obtivemos a partir da lista de tarefas que elaboramos acima:

https://www.microsoft.com/brasil/msdn/images/Colunas/tab1_carreira.jpg

Note que há uma sequência de tarefas que quando alinhadas compõem o prazo de duração do projeto todo. Veja o destaque do início e do final só para que você perceba que se trata de uma série de processos que devem ser gerenciados mais de perto uma vez que o atraso em algum deles acarretará o atraso do projeto todo. Por isso é que se chama este de “caminho crítico”. Os riscos que estão embutidos nestas tarefas são os que se deve gerenciar mais de perto, de forma mais proativa.

O controle dos riscos é o processo de executar o plano de ações e divulgar seus relatórios de status. Inclui também possíveis mudanças no plano de riscos, e eventualmente até nos planos do projeto. Essas mudanças são referentes a recursos, funcionalidades ou cronograma.

 

Compre produtos Fortinet pelo telefone: (11) 4452-6450 ou e-mail: comercial@danresa.com.br

Contato

A DANRESA Consultoria de Informática é Fortinet Gold Partner no Brasil e está certificada a ajudá-lo a tomar as melhores decisões para proteger a infraestrutura de TI de sua empresa com os melhores custos e benefícios do mercado.

Entre em contato com um de nossos consultores.

Atendimento para todo o Brasil: (11) 4452-6450

Solicite orçamento:
comercial@danresa.com.br

DANRESA Consultoria de Informática
“Transformando conhecimento e tecnologia em soluções de negócios.”

Consultoria de Informática há 15 anos no mercado de TI prestando consultoria de informática diferenciada focada nos negócios e particularidades de grande empresas como BASF, Suvinil, Pedágio SEM PARAR, Focus, Queiroz Galvão, Grupo Petrópolis,  dentre outras.

Especializada em Produtos e Serviços de Segurança de Infraestrutura de TI, contando com profissionais certificados pela Fortinet, capacitados nas áreas de conhecimentos necessárias para definir arquiteturas otimizadas de projetos de segurança, implantação, suporte pós-implantação e suporte mensal a toda a infraestrutura de sua empresa.

A DANRESA Consultoria de informática presta serviços de Outsourcing de Infraestrutura de TI, Service Desk, Desenvolvimento de Sistemas, Fábrica de Softwares, com capacidade para atender grande demandas de seus clientes.

Hoje são mais de 100 clientes atendidos pela DANRESA, que, com qualidade e eficiência de seu trabalho, desenvolve soluções completas, com serviços e produtos para importantes organizações empresariais de todo o Brasil.

O foco da DANRESA é transformar o conhecimento e a tecnologia da informação em soluções de negócios rentáveis e sustentáveis, o que permite aos clientes alcançar uma infraestrutura dinâmica e eficiente, colocando-os à frente de seus concorrentes.

Conheça mais sobre a DANRESA, seus serviços, qualificações, destaques na mídia e outros, através do site oficial: www.danresa.com.br.

Atendimento para todo o Brasil:
(11) 4452-6450

Linha de Produtos Fortinet:

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

 

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.