Configuração do Sistema DANRESA Service Desk

Efetue o login na Ferramenta de Service Desk da DANRESA, é necessário estar cadastrado e usar as credenciais fornecidas para Login: Email e Senha.

Se você ainda não está cadastrado na Ferramenta de Service Desk da DANRESA entre em contato com um Consultor DANRESA através do telefone 55 11 4452-6450 ou através do e-mail comercial@danresa.com.br.

O menu Wizard (Empresa – Wizard) permite uma rápida parametrização da ferramenta de Service Desk da DANRESA para uso em sua empresa.

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São 13 passos que permitem o cadastramento de dados corporativos, usuários, permissões de acesso, informações para atendimento.

Veja abaixo os 13 passos para configuração do Sistema DANRESA Service Desk

01 Cadastre os dados de sua empresa no Service Desk

Definição

Empresa é a estrutura principal da organização do Service Desk. Nesse passo informamos os dados da empresa a ser cadastrada!

Como Cadastrar uma Empresa

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  • Preencha os dados do formulário;
  • Clique no botão Próxima;
  • Os demais itens de cadastro são habilitados;
  • Preencha os demais itens de cadastro ou conclua clicando no botão Concluído no item 13 (Logotipo e Tema).

02 Cadastre os dados de localidades / unidades corporativas

Definição

Uma localidade é uma empresa ou unidade a ser atendida pela estrutura de service desk.

A empresa principal, cadastrada na tela de Empresas pode ter uma ou mais localidades ou unidades abaixo de sua hierarquia organizacional.

As localidades ou unidades podem ser organizadas de forma hierárquica infinitamente.

Caso sua empresa seja estruturada em Matriz / Filiais ou Matriz / Unidades cadastre as filiais / unidades e indique o nível superior à filial / unidade no campo Localidade.

Por exemplo uma empresa que possui Matriz em São Paulo pode ter unidades no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Florianópolis, etc.

Uma unidade no Rio de Janeiro pode ser estruturada em localidades como Barra da Tijuca, Ipanema, etc.

Como Cadastrar uma Localidade / Unidade Corporativa

 

  • Preencha os campos do formulário de cadastro de localidades
  • Indique a Localidade de Nível Superior;
  • Para cada registro é necessário clicar no botão SALVAR;
  • Para incluir um novo registro ou limpar o formulário clique em NOVO.

03 Cadastre os dados de Active Directory

Definição

Os dados de Active Directory permitem que os usuário de sua rede corporativa possam se autenticar na ferramenta de Service Desk DANRESA com usuário e senha da rede corporativa de forma integrada.

Como Cadastrar os dados de Active Directory

  • Digite o IP ou Caminho do Servidor de Active Directory;
  • Digite um usuário que terá o papel de autenticar o Active Directory;
  • Digite a senha do usuário autenticador;
  • Digite o Domínio.

Podem ser cadastrados um ou mais Active Directories no sistema de Service Desk da DANRESA. Os dados desta tela permitem a importação de usuários do Active Directory diretamente para o sistema de Service Desk da DANRESA.

04 Importação de Usuários do Active Directory

Definição

Importar os usuário da rede corporativa que se autenticam no Active Directory da empresa diretamente para o Sistema de Service Desk da DANRESA, em lote, ou um a um.

Como Importar Usuários do Active Directory para o Sistema de Service Desk da DANRESA

  • Selecione um Active Directory (cadastrado na tela anterior);
  • O sistema automaticamente localiza as Unidades Organizacionais do Active Directory selecionado;
  • Selecione uma Unidade Organizacional;
  • O sistema carregará uma lista de usuário do Active Directory;
  • Confira a lista, marcando os usuário a serem importados e desmarcando os usuários que não serão importados;
  • Informe em qual Localidade os usuário serão cadastrados no Sistema de Service Desk da DANRESA;
  • Selecione o Tipo de Usuário em que os usuários selecionados serão categorizados;
  • Clique em Salvar;
  • O sistema cadastrará os usuários selecionados no Sistema de Service Desk da DANRESA com os dados configurados para autenticação no Active Directory indicado.

 

05 Cadastramento de Usuários

Definição

Permite o cadastramento manual de usuários no Sistema de Service Desk da DANRESA indicando autenticação em Active Directory ou Senha Personalizada em vínculo com o Active Directory.

Dica: Caso queira cadastrar um lote de usuários catalogados na rede corporativa de sua empresa use a tela de Importação de Usuários do Active Directory.

Como Cadastrar um Usuário no Sistema de Service Desk da DANRESA

  • Digite os dados de Nome e e-mail;
  • O e-mail deve ser único no sistema; o e-mail é a credencial de identificação do usuário no sistema tendo a comportamento de LOGIN;
  • Cadastre os dados de Telefone Comercial e Celular;
  • Indique qual a Localidade de referência do usuário. A Localidade pode ser também a Unidade de trabalho. Em corporações estruturadas em Matriz / Filial ou Matriz / Unidades é possível indicar em qual Localidade cada usuário trabalha ou está associado. Esta informação permite a geração de relatórios estatísticos por localidade;
  • Indique se o usuário será autenticado no Active Directory e em caso afirmativo selecione qual o Active Directory
    • Caso o usuário não se autentique no Active Directory, cadastre uma senha personalizada para o usuário.

Os usuários importados ou cadastrados manualmente podem ser consultados no grid abaixo da própria tela de Cadastro de Usuários:

 

06 Cadastramento de Grupos de Suporte

Definição

Permite o cadastramento dos Grupos de Suporte que farão o atendimento aos usuários do Service Desk.

Como Cadastrar um Grupo de Suporte

  • Digite o nome do Grupo de Suporte;
  • Indique se o Grupo de Suporte atende ao Primeiro Nível;
  • Indique se o Grupo de Suporte será Padrão, ou seja, será sugerido no momento de cadastrar um novo Incidente / Chamado;
  • Clique em Salvar.

Os Grupos de Suporte importados ou cadastrados manualmente podem ser consultados no grid abaixo, da própria tela de Cadastro de Grupo de suporte:

07 Analista de Suporte

Definição

Permite o cadastramento manual dos analistas no seu respectivo Grupo de Suporte no Sistema de Service Desk da DANRESA.

Dica: Caso queira selecionar vários analistas não sequenciais, utilize a tecla CTRL.

Como Cadastrar um analista de suporte no Grupo de Suporte no Sistema de Service Desk da DANRESA

  • Selecione o nome do analista na listagem da esquerda;
  • Marque a caixa de seleção do Grupo de Suporte, à direita;
  • Clique no botão seta simples para a direita (ao centro da tela) para cadastrar o analista ao Grupo de Suporte marcado;
    • Para cadastrar todos os analistas da lista, basta clicar nas setas duplas para a direita;
    • Para retirar todos os membros de um Grupo de Suporte basta selecionar o grupo e clicar no botão seta dupla para a esquerda.

08 Prioridade

Definição

Permite o cadastramento das Prioridades de atendimento no Sistema de Service Desk da DANRESA. Define-se os padrões da prioridade como nome, tempo, ordenação e outros detalhes.

Como Cadastrar prioridades

  • Cadastre um nome de prioridade, ex.: Normal, Baixa ou Urgente;
  • Informe o número de horas para o Tempo de Resposta a essa prioridade;
  • Indique a ordenação, a ordem em que o registro aparecerá na lista de prioridades;
  • Indique se a prioridade terá Mensagem de Notificação na tela;
  • Informe o tempo em segundos em que a mensagem de notificação permanecerá na tela;
  • Escolha a Cor de Fundo da mensagem de notificação no painel e visualize o resultado no modelo à direita;
  • Escolha a Cor de Texto da mensagem de notificação no painel e visualize o resultado no modelo à direita;
  • Indique se a configuração dessa prioridade será padrão;
  • Indique se a prioridade estará ativa;
  • Clique no botão Salvar.

As Prioridades cadastradas podem ser consultadas no grid abaixo, da própria tela de Cadastro de Prioridades:

 

09 Status

Definição

Permite o cadastramento de Status do atendimento no Sistema de Service Desk da DANRESA. Nesta tela definem-se os padrões das notificações do status.

Como cadastrar o status no sistema Service Desk DANRESA

Digite o nome do status. Ex.: Em Aberto, Em Atendimento, Pendente, Transferido, Homologação, Validação Usuário, Revisão, Concluído ou outro;

  • Insira um Código de status de importação;
  • Insira um Código de status de exportação;
  • Indique a ordenação, a ordem em que o status aparecerá na lista de status;
  • Selecione qual etapa fluxo incidente: Abertura de incidente, em atendimento ou concluído;
  • Selecione se o status estará ativo;
  • Marque se o status terá Notificação por e-mail. Ao selecionar esta opção, abre-se o formulário de cadastro da Notificação por e-mail:
    • Digite o Assunto da notificação;
    • Insira os endereços de e-mails que receberão uma cópia da notificação, separe com ponto-e-vírgula;
    • Digite a mensagem que a notificação terá no corpo do e-mail;
    • Digite a assinatura que a mensagem apresentará.
  • Marque se o status terá Notificação para Analista Responsável. Ao selecionar esta opção, abre-se o formulário de cadastro de Notificação para Analista Responsável:
    • Digite o Assunto da notificação;
    • Insira os endereços de e-mails dos analistas que receberão uma cópia da notificação, separe com ponto-e-vírgula;
    • Digite a mensagem do e-mail da notificação;
    • Digite a assinatura que a mensagem apresentará no e-mail.
  • Clique no botão Salvar.

Os status cadastrados podem ser consultados no grid abaixo, da própria tela de Cadastro de Status, podem ser editados ou excluídos:

 

10 Severidade

Definição

Permite o cadastramento de Severidade no Sistema de Service Desk da DANRESA.

Como cadastrar uma Severidade

  • Digite o nome da Severidade;
  • Digite a ordenação, a ordem em que o registro aparecerá na lista de severidades. Ex.: 1, 2, 3, 4;
  • Indique se a severidade estará ativa;
  • Clique no botão Salvar.

As severidades cadastradas podem ser consultadas no grid Resultado, na própria tela de Cadastro de Severidades.

11 Projetos

Definição

Permite o cadastramento de Projetos no Sistema de Service Desk da DANRESA.

Como cadastrar um projeto no sistema Service Desk DANRESA

  • Digite o nome do projeto;
  • Insira a quantidade de horas previstas para a conclusão do projeto;
  • Indique se o projeto estará ativo;
  • Clique no botão Salvar.

Os projetos cadastrados podem ser consultados no grid abaixo, da própria tela de Cadastro de Projetos, podem ser editados ou excluídos:

 

12 Produto

Definição

Permite o cadastramento de Produto no Sistema de Service Desk da DANRESA.

Como cadastrar um novo produto no sistema Service Desk DANRESA

  • Selecione a Hierarquia do produto. Por padrão o sistema apresenta a opção Raiz. Após o cadastro de um produto, o mesmo será apresentado na listagem de hierarquia;
  • Digite o nome do produto;
  • Escolha a categoria do produto entre as opções: nenhum, requisição e incidente;
  • Selecione se o produto será de primeiro nível;
  • Selecione se o produto estará ativo;
  • Clique no botão Salvar.

Os produtos cadastrados podem ser consultados no grid abaixo, da própria tela de Cadastro de Produto, podem ser editados ou excluídos:

13 Logotipo e Tema

DEFINIÇÃO

Permite o cadastramento de Logotipo e Tema no Sistema de Service Desk da DANRESA.

COMO CADASTRAR UM NOVO PRODUTO NO SISTEMA SERVICE DESK DANRESA

  • Procure o arquivo do logotipo;
  • Procure o tema dos relatórios;
  • Clique no botão Salvar.
  • Conclua o cadastro Wizard, clique no botão Concluído.

Com a conclusão dos 13 passos do Wizard para a configuração das parametrizações do sistema Service Desk DANRESA, os usuários na rede corporativa de sua empresa, agora cadastrados no sistema, poderão acessar e utilizar os seus recursos.

 

 

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