Barra de Ações e Grid de Dados

A barra de ações do grid apresenta ações específicas para a tela carregada na área de trabalho. Segue abaixo uma barra de grid completa e as ações e recursos disponíveis.

barra-grid-service-desk

Exemplo: Tela de Empresas do Módulo Empresa

Recursos da Barra de Ações

novo Botão Novo  

Abre o formulário para a inclusão de registros:inclusao-registros-service-desk

Para cada formulário os campos obrigatórios estão sinalizados com um * (asterisco) ao lado do título do campo: campo-obrigatorio

A navegação entre campos pode ser feita através das teclas TAB (campo seguinte) e SHIFT + TAB (campo anterior).

salvar-cancelar  No canto direito inferior de cada formulário há os botões (ícones) para Salvar ou Cancelar a inclusão ou edição de um registro:

Após Salvar ou Cancelar uma edição o formulário é fechado. Caso um registro tenha sido salvo então passará a fazer parte dos registros do cadastro na grid de dados.

pesquisar  Botão Consultar  

Esta ação carrega a grid de dados de acordo com o critério de filtro aplicado na área de filtro da tela.resultado-consultar-service-desk

colunas-grid-service-desk  Botão Mostrar / Esconder Colunas  

Este recurso permite ocultar ou mostrar colunas da grid de dados. Ao clicar no ícone o sistema apresenta uma janela que lista as colunas ocultas. Para esconder uma coluna, arraste a coluna do grid para a janela. Para mostrar uma coluna, arraste a coluna da janela para o grid.

colunas-editar

colunas-editar-service-desk

Para fechar a janela de Mostrar / Esconder colunas clique no ícone “X” da janela.

fechar-colunas-editar

filtro-service-desk  Botão Filtro  

O ícone de Filtro permite habilitar / desabilitar o recurso de filtro na grid de dados, permitindo o refinamento de dados na grid após a pesquisa.

Ao clicar no ícone de Filtro o sistema apresenta uma linha de campos de filtros acima da grid de dados.  filtro-acionado

Para refinar o filtro entre com a palavra de pesquisa ou selecione uma informação de lista caso o campo seja do tipo lista de dados.

Quando a grid de dados está com um filtro aplicado o ícone de Limpar Filtro é apresentado à esquerda da barra de filtro. Este ícone permite desfazer o critério de filtro aplicado na grid de dados. filtro-editar

Para esconder a barra de Filtro, clique novamente no ícone de Filtro.

word-service-desk  Botão Exportar para Word  

Gera um arquivo no formato Word (.doc) com os dados carregados na grid de dados com as colunas presentes na grid de dados.

excel-service-desk  Botão Exportar para Excel  

Gera um arquivo no formato Excel (.xls) com os dados carregados na grid de dados com as colunas presentes na grid de dados.

pdf-service-desk  Botão Exportar para PDF

Gera um arquivo no formato Portable Document Format (.pdf) com os dados carregados na grid de dados com as colunas presentes na grid de dados.

csv-service-desk  Botão Exportar para CSV

Gera um arquivo no formato de planilha (.csv) com os dados carregados na grid de dados com as colunas presentes na grid de dados.

quantidade-registros  Quantidade de Registros

Configura a quantidade de registros que são apresentados no grid por página. A quantidade padrão é 25 registros por página e pode ser alterada através da lista de seleção.

Recursos da Grid de Dados

Agrupar Dados

agrupar-dados-service-desk

Para agrupar os dados da grid arraste a coluna desejada para a área de agrupamento, acima do grid.

dados-agrupados-service-desk

Ao arrastar a coluna para a área de agrupamento o sistema automaticamente consolida os dados.

Ordenar Colunas

Para ordenar as colunas da grid clique no título da coluna e veja a setinha que indica o sentido da ordenação que pode ser ascendente ou descendente.

Para ordenar mais de uma coluna mantenha a tecla shift pressionada e clique nas colunas que deseja ordenar.

É possível combinar ordenação de múltiplas colunas no sentido ascendente e descendente.

ordenando-colunas

Alterar Posição das Colunas na Grid de Dados

Para alterar a posição de uma coluna, clique no título da coluna e arraste-a para a posição desejada.

arrasta-coluna-grid

Redimensionar Colunas

Para redimensionar colunas, posicione o mouse na interseção da coluna que deseja redimensionar e arraste a interseção alterando a largura da coluna.

coluna-redimensionada-grid

Paginação de Dados

Os dados da grid são paginados e para navegar entre as páginas use os botões (ícones) de paginação no rodapé da grid.

É possível navegar entre números de páginas específicas, ou navegar para a próxima página, para a página anterior, para a primeira página e para a última página.

paginacao-grid

Atualizar  Editar Registros 

Formulários que permitem a edição de dados apresentam uma coluna de Ações com o ícone de edição.

  • Para editar um registro clique no ícone de edição;
  • O formulário deverá abrir com os dados para edição;
  • Faça as alterações seguindo os mesmos passos do procedimento de um Novo registro;
  • Ao terminar as alterações clique em Salvar, caso queira abandonar a edição sem gravar as alterações, clique em Cancelar.

Excluir  Excluir Registros

Formulários que permitem exclusão física de registros apresentam uma coluna de Ações com o ícone de Exclusão

  • Ao clicar no ícone de exclusão o sistema solicita a confirmação da exclusão do registro;
  • A exclusão de um registro elimina a informação definitivamente do cadastro.

exclusao-registro

Entretanto o sistema possui por segurança mecanismos de checagem de integridade de dados, evitando que registros que estão sendo usados por outros cadastros sejam excluídos. Um exemplo seria tentar excluir uma Empresa que já possui Incidentes cadastrados. Neste cenário o sistema apresenta uma mensagem informando que o registro em questão não pode ser excluído.

 

3 thoughts on “Barra de Ações e Grid de Dados

  1. Pingback: Time Sheet | DANRESA Service Desk

  2. Pingback: Consulta Histórico | DANRESA Service Desk

  3. Pingback: Pesquisa Avançada | DANRESA Service Desk