Service Desk DANRESA 2.0 – Release Updates 18/08/2013

Conforme sugestão de nossos clientes e analistas, usuários do sistema Service Desk DANRESA 2.0 implementamos 02 novas melhorias bem interessantes para o sistema:
1. Melhoria no layout da tela de Incidentes para a seleção de Produtos, em forma de Pop-Up.
2. Campos Descrição do Incidente e Solução do Incidente com recursos de formatação de texto, muito parecido com os disponíveis em um Post de Blog.
Estas implementações tem como objetivo melhorar a experiência de usuário em termos de usabilidade do sistema, facilitando o processo de abertura e atendimento dos incidentes.
Segue abaixo detalhamento dos novos recursos disponíveis para o sistema a partir de 18-08-2013.

1. Melhoria no layout da tela de Incidentes para a seleção de Produtos, em forma de Pop-Up

A seleção de produtos no sistema Service Desk DANRESA 2.0 era através de árvore de produtos recursiva ( tree view ) exposta na tela.

Como o sistema prevê recursividade infinita para os produtos do catálogo de serviços do sistema, esta é ainda a melhor forma para este tipo de seleção.
Uma desvantagem de tree views é o espaço que ocupam no layout da página.
A melhoria disponibilizada para o sistema teve como objetivo melhorar o layout da tela, disponibilizando a árvore de produtos em forma de pop-up apenas quando solicitada pelo usuário.
Com isso foi possível ganhar espaço horizontal na tela e remanejar os demais campos para melhor ocupação do layout.
Veja abaixo a nova tela de Abertura de Incidentes com o campo Produto em forma de link para o pop-up da Árvore de Produtos:

incidentes-produto

Para selecionar um produto, clique no link de “Selecione” e aguarde a abertura da Janela Pop-up de seleção de produtos:

incidentes-selecionar-produtos

Com a janela de produtos carregada, seleciona o produto desejado.

Ao clicar no produto, o sistema automaticamente fecha a janela de produtos e indica o produto selecionado ao lado do campo Produto da tela de incidentes

incidentes-produto-selecionado

Caso precise alterar o produto selecionado, clique no link do produto selecionado e aguarde o carregamento da janela de produtos.
Repita o procedimento de seleção de produtos.
Nota: A seleção de produtos só será habilitada após a seleção de uma Empresa.
Todas as telas em que há a seleção de produtos, a forma de seleção foi alterada para este novo modo de seleção.
Veja por exemplo a tela de Pesquisa Avançada
Note que nesta tela há um ícone de Funil ao lado do campo de produto. Este ícone tem como objetivo limpar uma seleção já efetuada e voltar o campo para “Selecione”

produtos-popup

2. Campos Descrição do Incidente e Solução do Incidente com recursos de formatação de texto, muito parecido com os disponíveis em um Post de Blog

Os campos Descrição do Incidente e Solução do Incidente permitem a entrada de textos formatados, ricos ( rich text ) com recursos similares aos de Posts de Blogs.
É possível, por exemplo, copiar o conteúdo completo de um e-mail e colar todo formatado nestas caixas de texto do tipo HTML Editor.

html-editor-service-desk

No exemplo abaixo foi copiado parte do texto do blog da DANRESA e o conteúdo foi colado na Descrição do Incidente. Veja que o sistema permite a formatação idêntica ao da origem da seleção.

texto-html-editor-service-desk

Ao Salvar o Incidente o sistema armazena as informações da Descrição do Incidente com a formatação da origem e libera o campo Solução do Incidente com os mesmos recursos

registro-gravado-service-desk

Note que agora o sistema organiza os campos Descrição do Incidente e Solução do Incidente em forma de “Abas” ( Tabs ) para melhor organização do layout da tela.

solucao-descricao-incidente

Veja como ficou o texto da Descrição do Incidente

descricao-incidente

Os recursos disponíveis para a formatação do texto estão na barra de ferramentas da caixa de texto de Descrição do Incidente e Solução do Incidente conforme abaixo

formatacao-descricao-incidente

Nas telas em que as informações de Descrição do Incidente e Solução do Incidente são apresentadas em grades ( grids ) de pesquisa o conteúdo completo do texto e sua formatação podem ser acessados clicando no link do texto.
Veja abaixo um exemplo na Fila de Incidente

fila-incidente

fila-incidente-final

Esperamos que os recursos disponibilizados nesta release do Sistema DANRESA Service Desk 2.0 apresentados neste documento sejam de grande ajuda para todos os clientes, usuários e analistas que utilizam o sistema diariamente.
Agradecemos a todos pelo envio de sugestões construtivas que colaboraram na melhoria de nosso sistema DANRESA Service Desk 2.0 e ficamos ansiosos pelas novas sugestões e melhorias que ainda estão por vir.

 

 

 

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