Os cibercriminosos estão buscando ansiedades em torno do surto de coronavírus, em um esforço para maximizar o impacto de seus ataques – com algumas operações intensificando os ataques de ransomware e DDoS em um momento em que o acesso remoto a redes de computadores e serviços on-line é mais vital do que nunca.

Um novo artigo da Europol – baseado em contribuições dos Estados membros e parceiros da União Europeia – examina como os cibercriminosos reagiram e evoluíram desde o início da pandemia do COVID-19 e como eles estão buscando explorar as vulnerabilidades que surgiram.

Ele alerta que cibercriminosos estão intensificando ataques de ransomware, mesmo em tempos de crise internacional.

“Os tipos de criminosos que exploram a pandemia on-line do COVID-19 também estavam ativos na área de crimes cibernéticos antes. No entanto, acredita-se que alguns tenham intensificado suas atividades e estão recrutando ativamente colaboradores para maximizar o impacto de seus ataques ou esquemas”, diz o relatório.

No mês passado, um hospital tcheco que servia como centro de testes COVID-19 foi atingido por um ataque cibernético no meio de um surto de coronavírus, forçando alguns serviços a serem temporariamente encerrados.

“A pandemia pode multiplicar o impacto prejudicial de um ataque bem-sucedido contra certas instituições, o que reforça a necessidade de uma resiliência cibernética eficaz”, alerta o relatório.

O relatório da Europol também observa que houve um ligeiro aumento nos ataques de negação de serviço distribuído (DDoS) após o surto do coronavírus – e que esses ataques, que sobrecarregam os serviços on-line com excesso de tráfego, aumentarão no futuro próximo.

Como ataques de ransomware, o objetivo dos invasores DDoS é interromper; e com mais pessoas trabalhando remotamente do que nunca e todas exigindo acesso a redes corporativas virtuais, manter o acesso é vital para as operações diárias dos negócios.

Isso oferece aos cibercriminosos oportunidades de executar ataques cruéis de DDoS em campanhas de extorsão contra organizações e serviços críticos, durante os quais eles podem ameaçar contratar serviços on-line, sobrecarregando-os com o tráfego de botnets, a menos que seja feito um pagamento.

Talvez uma das maiores preocupações em relação aos ataques DDoS seja a facilidade de execução, mesmo para invasores de baixo nível; A Europol descreve o DDoS como “um tipo de crime acessível com barreiras limitadas à entrada porque é barato e facilmente disponível”.

“Essa pandemia traz o melhor, mas infelizmente também o pior da humanidade. Com um grande número de pessoas trabalhando em casa, muitas vezes com sistemas de segurança desatualizados, os criminosos cibernéticos aproveitam a oportunidade para tirar proveito dessa situação surreal e se concentrar ainda mais em atividades criminosas “

Catherine De Bolle, diretora executiva da Europol.

Para ajudar a proteger as pessoas contra ataques, a agência de segurança cibernética da União Européia ENISA emitiu dicas para os trabalhadores remotos sobre como se manter seguro contra ataques cibernéticos e hackers.

Fonte: https://www.zdnet.com/article/ransomware-and-ddos-attacks-cybercrooks-are-stepping-up-their-activities-in-the-midst-of-coronavirus/

Proteja-se de ataques DDoS e de Ransomwares com as soluções inteligentes DANRESA. Nossos consultores estão de plantão para ajudar você e sua empresa nestes tempos de urgências. Chat Online neste site.

comercial@danresa.com.br | (11) 4452-6448
www.danresa.com.br
Chat Online neste site!

DANRESA Security and Network Solutions é uma Consultoria de Segurança da Informação que se destaca por prover Soluções Completas em Segurança, Infraestrutura de Redes e Comunicação de TI, há 21 anos.

  • Revenda Certificada Fortinet, Sophos, Aruba, NSFocus, Carbon Black, Tenable, Nozomi.
  • Atuação nos mercados Enterprise, Telcos e Data Centers.
  • Projetos e cases de sucesso SD-WAN, Secure Access, Security Cloud, VoIP, Advanced Threat Protection e todos os componentes de Segurança dos Fabricantes Parceiros
  • SNOC e Suporte Especializado 7x24x365, DevSecOps, Instalações em Massa, Equipe de Engenheiros, Analistas e Integradores Certificados, Metodologia de Projetos PMI.
  • Parceira Oficial de Produtos e Soluções de Segurança de TI dos Fabricantes:
A Partner of

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *