DANRESA implementa SD-WAN Segura no Burger King para melhorar a conectividade e a segurança no Brasil.

“Atualmente, implementamos a solução Fortinet em 70 restaurantes e estabelecemos o padrão para todos os novos restaurantes (BURGER KING® e POPEYES®) para usar esse modelo. As soluções Fortinet que implantamos já estão permitindo processos mais simples.
Isso nos permite avaliar os riscos existentes e fornecer uma melhor visibilidade do volume e tipos de ataques em nossos data centers, garantindo maior controle sobre o nosso ambiente. ”
– Clayton Malheiros, Diretor Financeiro, Burger King Brasil

O Burger King Brasil, principal franqueado das redes Burger King e Popeyes Louisiana Kitchen, supervisiona todos os restaurantes BURGER KING® e POPEYES® no Brasil. A BURGER KING® está presente no país desde 2004 e possui mais de 800 lojas em todos os estados.

O POPEYES® iniciou suas operações no Brasil em 2018 e atualmente possui 23 restaurantes.

A empresa atende milhares de pessoas diariamente e conta com sua rede interna para realizar transações que variam de pedidos de clientes a coleta de dados. Os dados coletados incluem, entre outras coisas, IDs de contribuintes dos clientes (conhecidos no Brasil pelo CPF) e cartões de identificação para emissão de faturas.

À medida que a rede de restaurantes continua a crescer e o número de clientes aumenta proporcionalmente, o mesmo ocorre com os requisitos de infraestrutura e segurança digital. Isso levou o Burger King Brasil a procurar soluções que atendessem às suas necessidades de visibilidade e controle de rede, a fim de melhorar seu banco de dados interno e a segurança do cliente em todos os locais corporativos e de restaurantes.

Visibilidade da rede para maior controle e segurança

O Burger King Brasil recentemente realizou avaliações de desempenho internas de sua infraestrutura de segurança, concluindo que era hora de uma renovação. A organização decidiu sediar uma competição entre fornecedores do mercado de segurança cibernética em busca de soluções simplificadas e personalizadas que atendessem aos desafios de melhorar a visibilidade da rede, aumentar a segurança das informações e ampliar e automatizar o controle de processos da rede.

“Atualmente, implementamos a solução Fortinet em 70 restaurantes e estabelecemos o padrão para todos os novos restaurantes (BURGER KING® e POPEYES®) para usar esse modelo. As soluções Fortinet implantadas já estão possibilitando processos mais simples, permitindo avaliar os riscos existentes e fornecendo melhor visibilidade do volume e tipos de ataques em nossos data centers. Isso, por sua vez, garante maior controle sobre o meio ambiente ”, afirma Clayton Malheiros, CFO do Burger King Brasil.

Um benefício adicional relacionado à transparência da rede é o gerenciamento centralizado por meio de soluções como o FortiManager, implementado pelo Burger King Brazil para gerenciamento de recursos. A equipe de infraestrutura e telecomunicações da empresa, liderada por Wendel Bitencourt, também implementou o FortiGate Secure SD-WAN para reduzir os custos de conectividade à Internet, permitindo o uso de conexões mais baratas, mais direcionadas e seguras.

O FortiGate Secure SD-WAN e o FortiManager da Fortinet provaram ser tecnologias essenciais para a infraestrutura do Burger King, permitindo que a cadeia de restaurantes simplifique as operações, priorize as principais atividades comerciais e melhore a disponibilidade da Internet nas lojas. Por causa de
Em trabalho conjunto com a equipe de Segurança da informação, liderada por Wellington Capitani, essas soluções também abordaram problemas de conectividade na loja em todos os restaurantes.

O FortiGate Secure SD-WAN, juntamente com as várias outras soluções Fortinet implantadas, atende até as necessidades de disponibilidade mais robustas, ajudando a equipe de Tecnologia de Operações do Burger King Brasil (gerenciada por Marcelo Rezende) a reduzir o número total de incidentes relacionados à conectividade aberta em aproximadamente 26 %
“Com esse aumento de visibilidade, descobrimos um problema de latência na rede de internet de nossos restaurantes que permaneceu oculto até que o FortiAnalyzer, IPS e as soluções Secure SD-WAN foram implementadas”, lembra Malheiros. “O próprio sistema fazia chamadas periódicas pela Internet para testar a conexão de banda larga, um processo que consumia quase toda a nossa permissão de dados na Internet. Pouco mais de um mês após a implementação, fomos capazes de evitar a perda associada a essas ligações. ”

Com proteção de dados garantida e links proativos da Internet, o Burger King Brasil agora pode medir e controlar o consumo, filtrar a navegação na web, bloquear downloads maliciosos de arquivos e reduzir os riscos financeiros e os altos custos tecnológicos que vêm com um gerenciamento descentralizado.

Todos os resultados estão bem alinhados com o foco da empresa em obter uma infraestrutura de gerenciamento centralizada, a fim de criar resiliência entre restaurantes e data centers. Isso permite que a cadeia de restaurantes tenha uma estratégia de resposta a incidentes de segurança para riscos futuros.

Recomendações para uma estratégia de segurança eficaz

A empresa identificou quatro pilares a serem atingidos com sua nova estratégia de segurança: maior visibilidade, melhor controle, fluxos de trabalho de TI automatizados e, o mais importante, maior segurança. Ao implementar um projeto, esses quatro pilares devem ser abordados minuciosamente. A empresa analisou várias soluções possíveis em todo o processo de busca, mas, após avaliação cuidadosa, decidiu que a Fortinet estava mais preparada para cumprir esses pilares por meio de suas tecnologias.

Em uma tentativa de melhorar a segurança interna dos dados, o Burger King Brasil estruturou o projeto com esses pilares cuidadosamente mapeados com base nos desafios existentes e nos objetivos do departamento de TI. A empresa também estava atenta às partes interessadas envolvidas, incluindo funcionários e clientes internos e externos. Para atender a seus requisitos, o Burger King Brasil procurou soluções líderes do setor.

Impacto nos negócios

  • Redução de 26% em incidentes relacionados à conectividade aberta
  • Avaliação do consumo excessivo de dados da Internet associado a verificações de conectividade em banda larga em segundo plano
  • Melhoria da segurança do banco de dados do cliente e da rede interna
  • Melhor detecção de ameaças cibernéticas e identificação de riscos
  • Soluções de segurança personalizadas nn simplificadas para escritórios e restaurantes corporativos
  • Maior controle do tráfego da Internet e utilização otimizada de conexões de área ampla
  • Gerenciamento centralizado e ágil de processos de redes e segurança cibernética

Soluções

  • FortiGate
  • FortiGate Secure SD-WAN
  • FortiManager
  • FortiAnalyzer
  • FortiSwitch

 

Próximos passos

Tendo alcançado resultados altamente satisfatórios durante a primeira fase de implementação, o Burger King Brasil procurou incluir o portfólio de produtos da Fortinet para lidar com o crescimento futuro.

Isso inclui adicionar o FortiClient como parte de sua implantação de antivírus e otimizar as configurações de filtro de aplicativos da web para todos os pontos de rede corporativos e de restaurantes.

“Temos um plano de crescimento voltado para o lançamento de restaurantes, onde as soluções Fortinet serão padrão, incluindo os firewalls de próxima geração FortiSwitch e FortiGate (NGFWs)”, observa Malheiros. “Até o final do ano, planejamos implementar essas novas soluções em 150 restaurantes.”

O Burger King Brasil planeja adotar toda a arquitetura Fortinet Security Fabric, não apenas as soluções de firewall e switch. Sabendo que os restaurantes são uma fonte concentrada de vetores de ataque e um alvo atraente para criminosos cibernéticos, a empresa planeja implantar FortiGate NGFWs em todos os locais, juntamente com FortiWeb e medidas de controle de aplicativos.

A visão do Burger King Brasil é alcançar uma segurança abrangente por meio do Fortinet Security Fabric.

Fonte da matéria: https://www.fortinet.com/content/dam/fortinet/assets/case-studies/cs-global-restaurant-chain-adopts-secure-sd-wan-to-improve-connectivity-and-security-in-brazil.pdf

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *